Immo Invest

As franquias têm futuro no Brasil?

O modelo de franquias sempre apresentou vantagens a quem quer empreender. Essa é uma estratégia para começar o negócio com uma boa estrutura de apoio. Além de já existir a força da marca, que garante um público fiel, a matriz oferece treinamentos e todo o know-how para o sucesso da nova empresa.

O desafio consiste em enfrentar a instabilidade da economia brasileira. Diante de um futuro incerto, e bastante abalado por causa da pandemia, fica a pergunta: é viável investir nessa área? Ou seria melhor alocar recursos em outras opções do mercado financeiro?

Como as franquias no Brasil sobrevivem à pandemia

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o segmento faturou R$ 168 bilhões entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020. Porém, com o impacto da Covid-19 nos hábitos de consumo, as redes precisaram diversificar suas formas de atuação.

Saem na frente aquelas que atendem às necessidades atuais do público. Por exemplo, as lojas físicas perderam espaço para o e-commerce, então todo estabelecimento deve ter uma opção de vendas on-line.

“Hiperconveniência” é a palavra da vez. Em vez de um ponto de venda bem localizado, os consumidores preferem a comodidade de comprar pelo WhatsApp e de receber a mercadoria na porta de casa. Por isso, a estrutura de muitas empresas está mudando. Algumas nem sequer têm mais sede para receber clientes – elas funcionam apenas por delivery.

No setor de gastronomia, é comum encontrar as chamadas dark kitchens. São cozinhas profissionais onde operam equipes de várias marcas, às vezes de franquias diferentes, usando o mesmo equipamento. Isso barateia os custos e aumenta a possibilidade de lucro de cada negócio.

O planejamento financeiro também ficou mais conservador. Qualquer cálculo de viabilidade agora leva em conta um período mais longo para o retorno do investimento. Dessa forma, os empreendedores dependem de um capital de giro mais alto para segurar as pontas enquanto o lucro não vem.

(Confira mais detalhes sobre o assunto nesta reportagem da Pequenas Empresas, Grandes Negócios.)

Vale a pena investir em franquia em 2021?

Apesar das transformações, as franquias continuam sendo uma excelente opção de investimento. Setores como saúde, alimentação e até educação a distância têm potencial para crescer bastante nos próximos anos. Afinal, eles atendem a demandas importantes da população, de modo que sempre terão público.

Também existe o fato de que marcas consolidadas transmitem credibilidade. As companhias que operam no esquema de franchising têm um plano de negócios bem-estruturado, que já foi testado e aprovado previamente. Portanto, as chances de sucesso da empreitada são bem maiores. Se isso já é bom para o empreendedor, imagine para quem investe!

Ao injetar dinheiro para viabilizar a expansão de uma franquia, você tem a oportunidade de construir uma rede onde todos saem ganhando. Pense só:

– O dono da loja gera emprego, fomentando a economia de uma comunidade;

– A população daquele local tem acesso a um serviço de qualidade, tornando-se fiel à marca;

– Com clientela cativa, a rede fica ainda mais forte, gerando dividendos para os investidores;

– Mais dinheiro entrando oportuniza a expansão para novos mercados, levando emprego e renda a outros públicos.Viu só? Círculo virtuoso! Se você se interessa por investimento em franquias, siga acompanhando o blog da IMMOInvest. Em breve apresentaremos ótimas oportunidades de negócio para você. Aguarde!

Immo Invest

Adicionar comentário