Immo Invest

Como saber se o investimento em franquia tem potencial

As franquias podem ser uma ótima opção de investimento financeiro. Ao injetar dinheiro nesse segmento, você ajuda a custear novos negócios, que geram empregos e aquecem a economia do país. Em troca, recebe um percentual dos lucros.

Porém como saber quais oportunidades têm potencial de retorno? Afinal, por mais que haja um bom capital investido, alguns empreendimentos simplesmente não dão certo no mercado.

Pois o artigo de hoje vai tirar suas dúvidas. Siga conosco!

Como avaliar o potencial de uma franquia

Primeiro, precisamos esclarecer o básico: o que é uma franquia. O franchising consiste num modelo de expansão em que o detentor da marca autoriza outros empreendedores a usarem aquele produto ou serviço. Também são fornecidos treinamento e know-how para que os franqueados sigam o padrão estabelecido.

Já deu para perceber que se trata, basicamente, de transferência de conhecimento, né? O franqueador tem a ideia original e esse projeto é replicado por outras pessoas, a partir de diretrizes que garantam um senso de unidade/identidade para a companhia.

Só que nem todo negócio é franqueável. Para chegar a esse ponto, o empreendimento precisa provar que dá certo. E isso se faz com tempo e empenho dos pioneiros.

Para ilustrar, imaginemos uma lanchonete. O dono da casa vai enfrentar todos os desafios típicos do empreendedorismo: conquistar clientela, pagar o investimento inicial, consolidar a marca e gerar lucro. Esse processo pode levar meses, ou até mesmo anos!

Depois, se o objetivo for a expansão, é necessário testar a replicabilidade. Será que o mesmo cardápio vai funcionar em outro município? A empresa atende à demanda de novos mercados?

Quando houver duas ou três unidades já operando no azul, e quando os percalços iniciais tiverem sido resolvidos, então a rede de lanchonetes terá um modelo de negócio mais robusto. Isso pode indicar que a franquia tem potencial de crescimento.

Saiba mais: As franquias têm futuro no Brasil?

Dicas para identificar bons investimentos em franquias

Devemos reconhecer que todo investimento financeiro tem riscos. Por isso, para minimizar as chances de prejuízo, você deve encontrar franquias que apresentem resultados consistentes. Aqui vão algumas dicas para identificar boas oportunidades de negócio:

– Prefira marcas que já foram testadas e sejam lucrativas;

– Verifique se os processos da operação foram mapeados, ou seja, se há um manual de boas práticas para os franqueados seguirem;

– Analise o plano financeiro da empresa (custos envolvidos, faturamento médio e projeção de lucros para o próximo período);

– Conheça a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento no qual constam todas as obrigações legais de franqueado e franqueadora;

– Pesquise sobre o segmento de atuação da marca para saber se o mercado tem demanda suficiente – o que significa que esse produto ou serviço possivelmente dará lucro.

E então, que achou das dicas? Gostou da possibilidade de investir em franquias para ter retorno financeiro?

Se você quer se aprofundar nesse assunto, siga acompanhando o blog e as redes sociais da IMMO Invest. Em breve voltaremos com ótimas oportunidades de negócio para você. Até a próxima!

Immo Invest

Adicionar comentário