Immo Invest
investir em franquia

3 motivos para investir em franquia

Você já cogitou a ideia de investir em franquia? Não estamos falando de abrir lojas de uma rede conhecida, mas, sim, de injetar dinheiro em empresas que sigam esses moldes.

Esse é um caminho interessante para quem quer diversificar a carteira sem, necessariamente, lidar com o vai e vem do mercado financeiro. E ainda traz impactos positivos para a sociedade.

Por que investir em franquia

Abaixo listamos três motivos para você aderir a esse tipo de investimento. Veja por que o franchising pode ser um ótimo negócio:

1. Investimento seguro

As franquias seguem um modelo de gestão consolidado. Portanto, investir nesse tipo de empresa significa investir numa organização que já tem um posicionamento forte no mercado. A marca conhece o público-alvo, sabe qual é seu potencial de crescimento e apresenta expectativas realistas de retorno para os investidores.

Trata-se de uma alternativa bem diferente do investimento-anjo em startups, por exemplo. Nesse caso, você aposta um dinheiro muito alto numa tecnologia que promete ser disruptiva, mas que nem sempre entrega os resultados esperados. Ou seja: embora todo aporte financeiro tenha riscos, alocar recursos em franchising é uma escolha muito mais segura.

2. Mercado em expansão

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que empreendimentos dessa natureza têm penetração em 45% do território nacional. E o ritmo é de expansão. Entre os segmentos que mais se destacam, estão: moda; saúde, beleza e bem-estar; alimentação; serviços educacionais. A dica é ficar de olho nas demandas da sociedade para saber quais são as opções de investimento mais promissoras.

E vale destacar que a pandemia de Covid-19 não chega a ser um empecilho para o comércio de bens e serviços. Frente à crise econômica do país, surgiram mais oportunidades em outros setores, como o de microfranquias. Elas são mais enxutas e demandam aportes mais baixos, mas, ainda assim, podem render lucros expressivos.

3. Fomento à economia

Segundo a ABF, cada unidade de franquia aberta no Brasil cria, em média, nove postos de trabalho formal. Isso significa que o investimento gera um impacto bastante positivo na economia do país.

Pense bem: quando uma pessoa está empregada, ela conquista mais renda. Com dinheiro no bolso, ela consome mais no mercadinho do bairro, nos restaurantes e nas lojas de sua região. Os empreendedores faturam bem, podendo expandir os negócios para empregar ainda mais gente – que, por sua vez, vai ter grana para consumir.

Sem contar os investidores, que também tiram lucro. Em resumo, é um círculo virtuoso no qual todas as partes saem ganhando.

Saiba mais: As franquias têm futuro no Brasil?

Como investir em franquias

Agora que já explicamos as principais razões para você investir dinheiro em franquias, que tal começar a estudar esse mercado? Pois a IMMO Invest está aqui para lhe ajudar nessa jornada.

Aqui no blog, temos um artigo que explica como fazer valuation de uma empresa que receberá investimentos. Acesse o link ao lado para tirar suas dúvidas sobre o assunto!

E continue conosco. Nas próximas semanas, vamos apresentar ótimas oportunidades de negócio para você. Siga acompanhando nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Até breve!

Immo Invest

Adicionar comentário